Perifacine: Fascinante, Itinerante, Nosso …

Realiza exibição desde junho de 2007 já realizamos 85 exibições de vídeos curtas metragens para cerca de 6 mil pessoas em lugares como CEDECA,  biblioteca, ONGs, escolas, casa de cultura, praças, ruas, becos e vielas da do estado de São Paulo.

Cineclube Perifacine exibe os Projetos IV Criando Asas

Após o fechamento dos projetos contemplados pelo IV Prêmio Criando Asas de o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias o Cineclube Perifacine, foi convidado a realizar as exibições dos projetos.

A primeira exibição aconteceu Centro Cultural Monte Azul, foram exibidos: Percebendo Olhares, Nota de Corte, Graficamente Falando, Cine B.O. e ÓIA os Fragmentos da Rua.

A ultima exibição aconteceu dia 30 de abril em Guarulhos a mostra de vídeos foi realizados na Rua Santina, no bairro Cabuçu, exatamente na travessa da última rua de terra do mapa da cidade e também cenário do vídeo “O Barraco e o Menino” produzido pelo coletivo Mundo em Foco e Movimento Cabuçu através do projeto Cine BO.

O belo dia que fez nesse fim de semana, sem chuva e sem vento, colaborou para a exibição ao ar livre. A equipe trabalhou rapidamente arrumando o local e com ajuda da comunidade levantou um cinema itinerante no mesmo lugar em que o pessoal do Cine B.O. realizou as gravações, além do Perifacine o evento realizado contou com a parceria do Criar, Mundo em Foco, Movimento Cabuçu e a comunidade.

A programação foi ampla, com música no início, exibição de alguns vídeos do acervo do Perifacine, pipoca feita na hora e pela mostra principal que começou às 19:00h.

O primeiro vídeo foi uma apresentação feita pelo Criar falando sobre os 5 projetos apoiados pelo IV Prêmio (Graficamente Falando, Nota de Corte, ÓIA – Oficina de iniciação Audiovisual, Cine BO e Percebendo Olhares); logo em seguida três dos projetos foram exibidos.

Iniciando com o documentário “Nota de Corte”, que mostrava o dia-a-dia de jovens de baixa renda lidando com a dificuldade de ingressar na universidade pública, com participação de Gilberto Dimenstein, Ana Penido e outros especialistas no assunto. Também na mostra o docudrama “ÓIA os fragmentos da rua”, feito por moradores em situação de rua através do projeto OIA Oficina de Iniciação Audiovisual; e na sequência a exibição do tão esperado “O Barraco e o Menino”, que além do filme teve a projeção do making of e fotografias dos moradores participando no dia da gravação. O curta-metragem aborda a questão da moradia na cidade de São Paulo e é baseado no poema homônimo de Rodrigo Sousa e Souza. A gravação ocorreu no dia 27 de novembro de 2010 e utilizou-se de bitola Super 8 como formato.

Para conhecer um pouco mais do Cine B.O. é interessante saber sobre o duplo sentido do nome; o primeiro quer dizer Cinema de Baixo Orçamento e o segundo aborda a sua intenção: ser um Boletim de Ocorrência referente às problemáticas socioeconômicas, culturais e ambientais.

            

No fim da exibição, lá pelas tantas da noite, ainda sobrou espaço para um café na casa da família Magalhães que cedeu o quintal para fazer a arquibancada da apresentação.

Com isso o Perifacine terminou a itinerância de projeções junto ao Criar. O Perifacine: Fascinante, Itinerante, Nosso nasceu em 2008 após ganhar o III Criando Asas e desde então vem fazendo exibições e conquistando outros parceiros como o VAI programa da secretaria municipal de cultural.

Naquele dia a comunidade viu no telão a céu aberto uma alternativa à carência de cultura e lazer de um local que parecia esquecido aos olhos distante da cidade grande. A intenção era que famílias e amigos se unissem para concretizar um plano em comum: curtir uma tarde de sábado antes que toda a loucura da correria mundana retorne e a oportunidade de ter um bom fim de semana passe. Ter uma tarde entre amigos, esse era o propósito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s